(11) 3170-0160

ARTIGOS

HOME / ARTIGOS

Lavagem de mãos

Atualmente, programas que enfocam a segurança no cuidado do paciente nos serviços de saúde tratam como prioridade o tema higienização das mãos, a exemplo da “Aliança Mundial para Segurança do Paciente”, iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), firmada com vários países, desde 2004. Embora a higienização das mãos seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, colocá-la em prática consiste em uma tarefa complexa e difícil.

Estudos sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais à pratica da higienização das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é insuficiente. Dessa forma, é necessária uma especial atenção de gestores públicos, administradores dos serviços de saúde e educadores para o incentivo e a sensibilização do profissional de saúde à questão. Todos devem estar conscientes da importância da higienização das mãos na assistência à saúde para a segurança e qualidade da atenção prestada.

No sentido de contribuir com o aumento da adesão dos profissionais às boas práticas de higienização das mãos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS) publica as orientações sobre “Higienização das Mãos em Serviços de Saúde”, que oferece informações atualizadas sobre esse procedimento.

Espera-se com esta publicação proporcionar aos profissionais e gestores dos serviços de saúde conhecimento técnico para embasar as ações relacionadas às práticas de higienização das mãos, visando à prevenção e redução das infecções e promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Cláudio Maierovitch
Diretor da Anvisa

Rua Cincinato Braga, 59 - Conj. B1 e C2 - Bela Vista - São Paulo/SP - Cep: 01333-011     |     Telefone: (11) 3170-0160     |     contato@coopersam.com.br

Coopersam 2017 © - Todos os Direitos Reservados