(11) 3170-0160

COOPERATIVISMO

HOME / COOPERATIVISMO

Conceitos básicos do Cooperativismo

O que é uma cooperativa?

Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma sociedade, de propriedade coletiva, democraticamente gerida.

O que é cooperativismo?

É uma doutrina econômica estruturada para a geração de riquezas através do livre associativismo entre as pessoas que, espontaneamente, concordem em criar (ou formar) uma cooperativa em qualquer segmento produtivo permitido pela Legislação em vigor.

Associado / Sócio / Cooperado

É o profissional de qualquer atividade sócio-econômica, que se associa para participar ativamente de uma cooperativa.

A cooperativa é uma empresa?

Sim, respeitando-se a sua natureza específica. Como qualquer empresa, precisa competir com eficiência no mercado.

A cooperativa pertence a quem?

Pertence a todos os cooperados que subscreverem quotas-parte e integralizaram o capital (dinheiro) para formar a sociedade.

Quantas pessoas são necessárias para formar uma cooperativa?

Número mínimo: 20. Número máximo: não há limite, salvo restrições técnicas do mercado.

O associado(cooperado) pode mandar e desmandar na cooperativa?

De jeito nenhum, pois isto seria o caos. Como uma sociedade legalmente constituída, existem regras e normas a serem observadas por todos os cooperados, entretanto suas Assembléia são soberanas e suas deliberações devem ser respeitadas pela Cooperativa.

Onde estão essas regras?

Na Lei nº 5.764/71; no estatuto social da Cooperativa; no seu respectivo regimento interno.

Princípios do Cooperativismo

1º - Adesão Livre e Voluntária

As cooperativas são organizações abertas à participação de todos, independentemente de sexo, raça, classe social, opção sexual, política ou religiosa. Qualquer pessoa pode aderir à cooperativa, desde que seja apta a prestar serviços e esteja de acordo com as responsabilidades de sócio. O desligamento da cooperativa também é livre.

2º - Gestão Democrática

As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus sócios que, reunidos em assembleia, discutem e votam as ações da cooperativa, bem como elegem seus representantes. Cada cooperado representa um voto.

3º - Participação Econômica dos Sócios

Os associados devem contribuir igualmente para o capital de sua cooperativa e controlá-lo democraticamente. Parte desse capital é propriedade comum dos cooperados. Quando a cooperativa obtém resultados positivos, os rendimentos podem ser divididos entre os associados até o limite do valor de contribuição de cada um. O restante poderá ser destinado para investimentos na própria cooperativa, sempre obedecendo à decisão tomada pela maioria na assembleia geral. Quando os resultados forem negativos, e não havendo saldo nos fundos de reserva da cooperativa, poderão ser rateados entre os cooperados.

4º - Autonomia e Independência

As cooperativas são organizações autônomas e independentes, controladas pelos cooperados, que são usuários e proprietários do negócio. Qualquer acordo estabelecido com outras organizações e empresas devem garantir esta condição.

5º - Educação, Formação e Informação

As cooperativas devem promover a educação e a formação de seus sócios, capacitando-os para a prática cooperativista e para o desenvolvimento de suas atividades. As cooperativas também devem informar o público em geral sobre as vantagens da cooperação, estimulando o ensino do Cooperativismo.

6º - Cooperação entre Cooperativas

As cooperativas devem trabalhar em conjunto, por meio do intercâmbio de informações, produtos e serviços, para atender melhor os seus associados e clientes e dar mais força ao movimento cooperativo.

7º - Interesse pela Comunidade

As cooperativas devem trabalhar para o bem-estar de suas comunidades, por meio de programas socioculturais, realizados em parceria com o governo e outras entidades civis.

Rua Cincinato Braga, 59 - Conj. B1 e C2 - Bela Vista - São Paulo/SP - Cep: 01333-011     |     Telefone: (11) 3170-0160     |     contato@coopersam.com.br

Coopersam 2017 © - Todos os Direitos Reservados